Bairro da Liberdade, o melhor da cultura oriental no Brasil

Bairro da Liberdade, o melhor da cultura oriental no Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

O bairro localizado em São Paulo se tornou centro de referência cultural.  A Associação da Liberdade conseguiu que o Bairro da Liberdade fosse todo decorado no estilo oriental, inclusive, com lanternas Suzurantõ. É lá que você vai encontrar lojas, restaurantes, bares orientais, além das manifestações culturais que acontecem na Praça da Liberdade , como por exemplo, o bon odori – dança folclórica japonesa.

No bairro da Liberdade estão jornais destinados à comunidade nipônica, como o São Paulo Shimbun.  Os primeiros imigrantes japoneses que desembarcaram no país em 1908 ganharam um museu em sua homenagem, o Museu da Associação Okinawa do Brasil. Você pode fazer uma visita em qualquer dia útil, em horário comercial.

Existiram cinemas que veiculavam filmes japoneses, como o Nippon, Jóia e o Niterói, que foi inaugurado em 1953. Semanalmente esses cinemas exibiam filmes produzidos no Japão e faziam a festa dos imigrantes japoneses em São Paulo, todos acabaram fechando as portas na década de 80.

Todos os fins de semana acontece a Feira de Artesanato e Culinária na praça do metrô Liberdade. Domingo é melhor dia para visitar o lugar e experimentar os diferentes pratos dessa culinária deliciosa.

O bairro é sede dos mais diversos eventos dessa cultura, confira:

O Festival das Flores acontece em abril, em conjunto com a Federação da Seitas Budistas. O aguardado desfile do grande elefante branco carregando o pequeno Buda acontece no sábado.

Em junho acontece o movimentado Campeonato de Sumô da Liberdade, competição que reúne atletas de todo o país. Nesse campeonato acontece a seleção dos atletas juvenis que irão representar o Brasil no Mundial de Sumô. A arena (dohyo) e arquibancada são montadas na Praça da Liberdade, o campeonato acontece em plena praça.

Julho é o mês do Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas, que é realizado juntamente com a Associação Miyagui Kenjinkai. Esse é o festival de número 33!  As rua principais do bairro são decoradas com bambu e enfeites de papel simbolizando as estrelas. Todos que passam pelo lugar deixam um pedaço de papel com seus pedidos.

O Toyo Matsuri – Festival Oriental acontece em dezembro. O bairro é decorado com o Nobori, bandeiras verticais todas coloridas. Nesse festival são apresentadas  as principais manifestações culturais do Oriente.

Em dezembro também acontece o Moti Suki – Festival de Final do Ano. Esse é o famoso festival que acontece no dia 31 de dezembro. O moti (bolinho de arroz) é socado em pilão e distribuído aos participantes para dar sorte.

O Bairro da Liberdade é um lugar que definitivamente vale a pena  conhecer, impossível não fica curioso! Não perca tempo e veja os melhores cupons de descontos  para aproveitar!

Fonte: Cupom Now

Article Source

One Response to “Bairro da Liberdade, o melhor da cultura oriental no Brasil”

  1. Sebastian diz:

    Fui ao Google e0 procura dos svleir sufers, mas devo estar com muito sono para conseguir fazer a ligae7e3o (no Google sere1 um um personagem da BD e ne3o me lembro de ter falado dele :(um beijinho e uma boa semana :)

Deixe uma resposta/comentário